Breitling CEO, Mr. Georges Kern and a Norton Dominator Motorcycle. (PPR/Breitling)

A marca de relógios suíça Breitling anunciou uma parceria criativa com a fabricante inglesa de motos Norton Motorcycles que levará à criação de alguns produtos e dispositivos comuns. Estes irão ser inspirados nas linhas cronológicas históricas atraentes e surpreendentemente similares das marcas, e irão até incluir alguns dos materiais utilizados nas lendárias motos de alto desempenho da Norton Motorcycles.

Os parceiros são um par ideal. A Breitling e a Norton Motorcycles são marcas com uma forte herança, fundadas no século XIX por visionários que deram os seus nomes às suas empresas e, em grande medida, definiram as suas indústrias. Quando James Lansdowne Norton Motorcycles fundou a sua empresa – uma fabricante de «acessórios e peças para o comércio de duas rodas» – em 1898 e produziu as suas primeiras motos em 1902, Léon Breitling já fazia relógios nas montanhas suíças do Jura há mais de uma década.

As duas marcas estabelecidas há muito tempo têm histórias incríveis. A Breitling foi, durante a maior parte de um século, conhecida pela sua forte ligação à aviação e o seu papel pioneiro no desenvolvimento de cronógrafos. A Norton Motorcycles foi durante muito tempo considerada a fabricante britânica de motos e as suas motos distinguiram-se tanto dentro como fora das pistas.

Georges Kern, Diretor-executivo da Breitling desde o verão de 2017, diz que os paralelismos da sua marca com a Norton Motorcycles são impressionantes. «Ambas as empresas são inovadoras e empreendedoras», diz ele, «e possuem legados poderosos. E, ao mesmo tempo, estamos a olhar para o que chamamos na Breitling ‹o nosso futuro lendário›.»

Stuart Garner, que comprou a Norton Motorcycles em 2008 e impulsionou o seu extraordinário renascimento, concorda, dizendo: «Sempre disse que a chave para o sucesso de uma empresa é deixar a marca ser a marca. Isto foi fundamental tanto na Norton Motorcycles como na Breitling. Nós não tentámos mudar a natureza das nossas marcas ou negar as suas histórias. Na verdade, reconhecemo-nos com essas histórias e inspiramo-nos nelas enquanto nos concentramos no futuro.»

Georges Kern está convencido de que as bases de fãs apaixonados pela Breitling e Norton Motorcycles irão se sobrepor. Ele diz: «Ambas as empresas têm reputação de produtos com um incrível ‹fator de sofisticação›. É fácil imaginar alguém a conduzir uma moto da Norton Motorcycles usando um clássico Breitling – uma combinação perfeita de marcas com aspirações que desejam fazer uma afirmação.»

Os novos relógios irão incorporar elementos do DNA de ambas as marcas, oferecendo aos fãs dos relógios de pulso e motos uma oportunidade única na vida de expressar a sua individualidade vestindo – ao mesmo tempo – as cores de um relojoeiro categoricamente suíço e as da melhor fabricante de motos de fabrico britânico.

BREITLING
PPR/Breitling